28/01/2012

Silêncio: Fundamental na prática do ecoturismo

Gostaria de deixar aqui um alerta!!!

Todos os anos em alta temporada recebemos em bonito eventos preocupantes. Como as festas que são feitas no meio do nada, um nada que é o habitat natural de nossas espécies.

Quando o som de um carro, ou de uma casa muito alto nos incomoda, ligamos epedimos socorro.

E na natureza, quem esta socorrendo os ninhos que caem, quem estadefendendo os bichinhos indefesos invadidos no seu habitat por festas com som estupidamente alterado?

Quem esta olhando para eles? Que são nossos.

Afinal somos o melhor destino de ecoturismo, ou não somos?
Isso se enquadra?

Será que estas pessoas que vem de fora tem apego, porque a maioria é de fora com uma participação mínima do pessoal local, será que elas se importam? Ou só pensam naquele momento? Nos seus 03 dias de festa? Será que queremos os oportunistas?

Precisamos de quantidade com qualidade. pessoas que percebam a natureza.

SILÊNCIO: FUNDAMENTAL NA PRATICA DO ECO TURISMO

O ecoturismo é um segmento do turismo que conquista a cada dia mais adeptos. São pessoas que gostam de viajar, mas preferem locais com abundante natureza, apreciam a preservação da fauna, da flora, gostam das coisas simples e naturais.

Preferem o mato ao asfalto, a trilha à calçada, e os picos e montanhas às tradicionais escadas rolantes e elevadores. Trocam a fumaça e poluição das grandes cidades pelo céu azul e pelo cheiro de mato, a luz elétrica e o ar condicionado pela luz das estrelas e pela brisa refrescante.

São pessoas conscientes, preocupadas com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável das comunidades. Estão sempre em busca de conhecimento e de vivências sobre o assunto.

Entretanto, um detalhe muito importante tem passado desapercebido por muitos turistas que praticam essa modalidade: o silêncio. Evitar o barulho é essencial quando se realiza atividades em meio a florestas, mata fechada, ou em ambientes onde a vida selvagem é preservada. O barulho afasta os animais e atrapalha a rotina natural dos mesmos. Portanto, para a plena observação da fauna é necessário fazer silêncio!

O silêncio proporciona, muitas vezes, a visão de cenas exuberantes, de momentos únicos do comportamento animal, uma experiência para quem vivencia. Para isso, é preciso ter atenção, muito respeito e sensibilidade, pois com paciência e sentidos aguçados para sentir o contato com a natureza, a recompensa final compensa todos os esforços. Por isso, seja um ecoturista consciente! Pratique o silêncio nas atividades e aproveite o momento de contemplação, reflexão e desfrute dos sons, cores, cheiros e visões que a natureza oferece!

Com Informações Pantanal Ecoturismo
Andréa Fontoura

Nenhum comentário:

Postar um comentário